Ford Ranger 2013 XLT Limited está sendo comparada pela imprensa especializada contraToyota Hilux, Frontier LE Attack, Chevrolet S-10 e Volkswagen Amarok, todas em versões topo de linha: cabine dupla, motor turbo e transmissão automática.
A imprensa vem apontando a nova pick-up da Ford como a vencedora em todos os comparativos, e os argumentos para sustentar tal superioridade vão dos seis airbags, passando pelo motor turbo diesel de cinco cilindros de 200 cavalos e chegando até na sua incomum capacidade de superar até 80 cm de água.
Além disso, o visual da Nova Ranger 2013 vem agradando, e o fato de oferecer câmbio automático nas versões topo de linha, e da motorização flex nos modelos mais baratos o coloca em pé de igualdade com suas concorrentes.
No que respeita ao estilo, a Nova Ranger 2013 foi desenvolvida pela Ford com o objetivo de ter um estilo pick-up da linha de cintura para baixo, mas, ao mesmo tempo, um visual de sedã moderno na parte superior da carroceria.
Com isso, tem-se um para-brisa bastante inclinado que confere ao utilitário da marca norte-americana um visual esportivo e fluído.
O motor Duratorq 3.2 é o grande destaque da versão topo de linha - Limited, pois ele chega para ser o mais potente e o que oferece o maior torque da categoria - 47,9 kgfm @ 1750 RPM.
O funcionamento dessa unidade turbo diesel de 200 cavalos, porém, é silencioso, sendo que a grande disponibilidade de torque permite um cruzeiro a 120 Km/h com o motor a rotação de 2.000 RPM.
O desempenho impressiona para o tamanho do carro: aceleração de 0 a 100 Km/h em torno de 11 segundos.
Outro aspecto interessante presente na Nova Ranger 2013 é o sistema de tração, já que o engate do sistema 4x4 pode ser feito em velocidades de até 120 Km/h. Além disso, o painel conta ajustes para ampliar a capacidade da pick-up de transitar em vias ruins e sem pavimentação.
O sistema de auxílio à descida, presente também na Volkswagen Amarok, também é visto na Ford Ranger 2013, o que permite descer rampas ingrimes com segurança, graças ao sistema automatizado. Com o sistema acionado, é possível ajustar a velocidade de descida nos botões do volante. Assim, a pick-up desde em baixa velocidade, sendo que é possível ouvir o sistema controlado cada roda, de acordo com a necessidade.
O mesmo sistema pode ser acionado nas subidas, sendo que neste caso ele impede que a pick-up retorne por descuido ou inabilidade do condutor. Há também a possibilidade de se bloquear o diferencial.
O câmbio automático presente da Ranger 2013 Limted é de seis marchas, sendo que no console central ele ostenta sua curta alavanca. Ele dispõe de seis marchas (contra 8 da VW Amarok) e ainda a opção de reduzida.
A condução da Ranger 2013 é similar à de veículos mais leves, assim como o conforto interno e o silêncio. A suspensão tem uma calibragem que evita pulos quando em asfalto, mas mesmo assim bem toma conhecimento dos buracos das vias brasileiras.
A Nova Ranger 2013 foi desenvolvida pela Ford em âmbito global, executado na unidade australiana da montadora.
Consumo (Diesel)
Ciclo urbano (cidade): 8,9 Km/l
Ciclo rodoviário (estrada): 10,8 Km/l
A lista de preços é a seguinte:
- Nova Ranger XLS Cabine Simples 2.5 Flex 4x2 - R$ 61.900. Equipamentos desta versão: sistema de som com Bluetooth, volante com controle de som, rodas de liga leve de 17", ABS, Airbag, trio elétrico, piloto automático, faróis de neblina;
- Nova Ranger XLS 2.5 Cabine Dupla 2.5 Flex 4x2 - R$ 67.600. Itens de série: rodas de 17".
- Nova Ranger XLS 3.2 Diesel Cabine Dupla 4x2 - R$ 106.900;
- Nova Ranger 2013 XLT 2.5 MT (câmbio manual) 4x2 cabine dupla - R$ 75.500. Itens de série: ar-condicionado dual-zone; rodas de 17", diferencial auto-blocante, ESP com oito funções, santantonio e apliques cromados;
- Nova Ranger 2013 XLT AT Cabine Dupla Diesel - R$ 120.400 reais
- Nova Ranger 2013 Limited AT Cabine Dupla Diesel - R$ 130.900
Atualização (01/07/2012) - Lista de preços oficial:
- RANGER XL (apenas para venda direta): Motor Duratoq 2.2 Diesel 125 cv a 3700 rpm e torque de 32 kgfm entre 1500 e 2500 rpm, tração 4×4 com diferencial traseiro blocante, direção hidráulica, ar-condicionado, travas elétricas com controle remoto, freios ABS nas 4 rodas com EBD, alarme volumétrico, computador de bordo com sete funções, coluna de direção com regulagem de altura, abertura interna do tanque de combustível, chave tipo canivete, console no teto com luz de leitura e porta-óculos, rodas de aço 16 polegadas, vidros e retrovisores externos com acionamento manual e para-choques, maçanetas e retrovisores externos em preto.
Ranger 2.2 Diesel 4×4 XL Cabine Simples Manual – R$ 77.900
Ranger 2.2 Diesel 4×4 XL Cabine Dupla Manual – R$ 92.500
Motores para as versões XLS, XLT e LIMITED:
- Motor Duratec 2.5 16V, de 168 cavalos de potência com gasolina (e torque de 24,1 kgfm) e 173 cv abastecido com álcool (e torque de 24,8 kgfm).
- Motor Duratorq 3.2 20V, de cinco cilindros em linha, 200 cv e 47,9 kgfm de torque.
- RANGER XLS – além dos itens da XL, acrescenta vidros elétricos com acionamento a um toque para o motorista, retrovisores elétricos, rádio AM/FM com CD/MP3 e tela colorida de 4,2 polegadas, apoio de braço no banco traseiro, rodas de liga leve de 16 polegadas e para-choque dianteiro pintado na cor do veículo. A versão Diesel cabine dupla ainda conta com airbags e faróis de neblina.
- A Ranger cabine simples XLS tem os seguinte itens: sistema de áudio com Bluetooth, volante com controle de áudio, rodas de liga leve aro 17, ABS, airbag, trio elétrico, piloto automático e faróis de neblina.
Ranger 2.5 Flex 4×2 Cabine Simples XLS – R$ 61.900
Ranger 2.5 Flex 4×2 Cabine Dupla XLS – R$ 67.600
Ranger 3.2 Diesel 4×4 Cabine Simples XLS Manual – R$ 97.900
Ranger 3.2 Diesel 4×4 Cabine Dupla XLS Manual – R$ 106.900
- RANGER XLT – é equipada também com airbag duplo, ar-condicionado digital dual zone, programa eletrônico de estabilidade (ESP) com oito funções, sistema de áudio com Bluetooth, sensor de estacionamento traseiro, piloto automatico, abertura e fechamento global com controle remoto, vidros elétricos com acionamento a um toque e sistema antiesmagamento, comandos de áudio no volante, bancos com ajuste de altura e lombar, rodas de liga leve de 17 polegadas, estribos laterais e vários itens cromados (estribos, grade do radiador, maçanetas internas e externas, para-choque traseiro e santantônio).
Ranger 2.5 Flex 4×2 Cabine Dupla XLT – R$ 75.500
Ranger 3.2 Diesel 4×4 Cabine Dupla XLT Manual – R$ 114.900
Ranger 3.2 Diesel 4×4 Cabine Dupla XLT Automática – R$ 120.400
- RANGER LIMITED – A versão topo de linha dispõe também de airbags laterais, airbags de cortina, GPS com tela colorida de 5 polegadas, câmera de ré, sensor de chuva, acendimento automático de faróis, bancos de couro, banco do motorista com ajuste elétrico em oito direções, santantônio esportivo, compartimento refrigerado, barras no teto e retrovisores externos dobráveis eletricamente com piscas e luz de cortesia integrados.
Ranger 2.5 Flex 4×2 Cabine Dupla Limited – R$87.500
Ranger 3.2 Diesel 4×4 Cabine Dupla Limited Automática – R$ 130.900
Vídeo da Nova Ford Ranger Limited 3.2 Diesel
EmoticonEmoticon